terça-feira, 22 de setembro de 2009

Lula e o Internacional

Sócrates Santana

“A eleição é igual ao campeonato brasileiro”, comparou o presidente Lula. A declaração foi concedida, supostamente, a colunista Mônica Bergamo. Primeiro, o supostamente é por decorrência da falta de credibilidade da fonte. No caso a fonte é a jornalista Mônica Bergamo. E a dúvida sobre a originalidade da declaração é que sendo profissional da Folha, só acredito na entrevista se estiver na agenda oficial do presidente. E não estava lá. Mas, se Lula disse mesmo, disse com propriedade. Ele tem toda razão.
No início do campeonato brasileiro, o São Paulo saiu como o franco favorito, ao lado do colorado, o time do Internacional. Mas, o Atlético Mineiro despontou na ponta da tabela, assim como o Palmeiras. O colorado, contudo, perdeu a Copa do Brasil para o Corinthians, mas, manteve viva sempre a chama do campeonato brasileiro. Por fora, correu o Goiás, subindo pouco a pouco na tabela.
Já no início deste ano, as pesquisas encomendadas pela Folha e a Globo apontavam José Serra na cabeceira, seguido por Dilma Roussef, que é seguida por Ciro Gomes e Aécio Neves, tendo a Marina Silva na posição de candidata potencial. Mas, as eleições ainda não começaram.
Como metáfora, diríamos que o Palmeiras é o governador Serra; o Inter, a ministra Dilma; o Goiás, a senadora Marina Silva; o Atlético, o governador Aécio Neves; e o Corinthians, o presidente Lula.
E o São Paulo, quem é? É o único tri campeão brasileiro. E, nenhum dos candidatos a presidente podem alcançar tal façanha, apenas Lula, mas, ele não concorre. E por que Lula é Corinthians e não São Paulo? Primeiro, uma opção pessoal; segundo, é o único classificado para a próxima Taça Libertadores das Américas. O único candidato que não é candidato, mas, pode influenciar muito no resultado final desta corrida presidencial. É como o Corinthians, que ainda que esteja classificado, continua na briga pelo titulo nacional, apesar do baque contra o Goiás, no último final de semana. Assim como Lula, após o anúncio da candidatura da Marina Silva.
E a ministra Dilma Roussef fica como nesta disputa? Fica próxima do Palmeiras, quer dizer, próxima de José Serra. E, o Corinthians, torcendo contra o Palmeiras, como sempre. E o São Paulo também. Ou seja: todos contra o Palmeiras. Quem ganha no final?

Ainda baseado na suposta entrevista concedida a jornalista, continuo este paralelo entre futebol e política. Lula teria dito ainda que o melhor elenco ganha a eleição e que o campeonato só começa quando os times entram em campo. Quem não se lembra da eleição histórica de Leonel Brizola, em 1982, no Rio de Janeiro.
O elenco - no entendimento de Lula - é a composição dos partidos que formarão a coligação da campanha majoritária. E, hoje, vale salientar, o maior partido do país, PMDB, está majoritariamente na base do governo. Assim como o PDT, que diferente de nota plantada na coluna painel da Folha desta terça-feira, está fechado com a candidatura indicada pelo presidente Lula. O ministro Carlos Luppi não cogita lançar candidatura, tanto que na Bahia foi o protagonista de uma articulação que garantiu o ingresso do PDT na base aliada do governador Jaques Wagner.
E por falar no governador baiano, é sempre bom lembrar que entrar no campo é com o PT. Na Bahia, em 2006, Wagner contrariou todas as pesquisas de intenção de votos e venceu no primeiro turno. E, diferente do que preconiza o livro do cientista político Alberto Carlos Almeida, a transferência de votos não é um mito. Na Bahia, Lula transferiu votos ao atual governador Jaques Wagner. Se não Lula, as mudanças colocadas em prática pelo governo Lula. E, certamente, não será diferente com a ministra Dilma.

Um comentário:

  1. Grande Sócrates!
    Seu texto continua afiado!
    Parabéns! Como anda essa vida de jornalista? Por onde anda?
    Rapaz, tem pelo menos uns quatro anos que a gente não se bate, né? Vamos reconstruir esse contato e quem sabe dar pé em alguns projetos no futuro. Apareça, companheiro! Forte abraço!
    Carlos Baumgarten (carlosbaumgarten@gmail.com).

    ResponderExcluir